A CAVERNA: EP de estreia abrange diversas sonoridades

Foto por Aivan Moura

Formada em agosto de 2018, a banda A CAVERNA, de Itaí/SP, vem buscando um resgate de sonoridades que englobam influências de Rock/Metal nacional calcado em sonoridades que vêm do Pós-Punk ao Metal dos anos 90, e letras que remontam ao Rock nacional dos anos 80, tudo isso com o intuito de compôr musicas em português. Em seu line-up está o músico Zélão, que dentre 2016/2018 atuou como tecladista da banda Rising e ao seu lado o renomado músico e produtor Rafael Orsi Cecilio (ex-Genocidio, The Anger). O resultado desta parceria pode ser conferido no EP “Saia da Caverna”, lançado em julho de 2019 contendo quatro músicas com a temática, indireta, de “sair da caverna, se libertar de amarras ideológicas, políticas e também religiosas, para lutar por seus sonhos”, segundo palavras do próprio Zélão.

Com arte de capa feita sobre foto do fotógrafo Guilherme Guidetti, de São Paulo, que mostra uma janela de um apartamento, numa metáfora de que as novas “cavernas modernas” de hoje em dia seria o isolamento social perpetrado pelas grandes cidades. E com parceria direta do produtor/compositor Rafael Orsi, que fez todos os arranjos de guitarras, solos, bateria, baixo e backing vocals em cima das composições e letras de Zélão, “sendo peça fundamental na concepção do trabalho, para além de uma simples produção, mas uma parceria completa mesmo”, explicou Zélão.

O EP abre com “Avenidas da Metrópole”, que aborda o caos urbano das grandes cidades; “Longo Caminho” sobre a luta e persistência em seus sonhos, principalmente no mundo da música; “Visões da Guerra”, que estabelece uma metáfora da guerra sendo travada por opiniões politicas de lados opostos na Internet, como temos visto nos tempos atuais, sendo isso alienante intencional pelos detentores do poder enquanto roubam nosso país; fechando com “Rock é Rock Mesmo”, música-emblema sobre a persistência do Rock na história e no futuro, em cima do título do filme “The Song Remains the Same” aqui no Brasil, do Led Zeppelin, numa homenagem à esta banda.

Para finalizar, A CAVERNA é “ideologicamente”, da cidade de Itaí onde vive Zélão, mas os músicos que tocam ao vivo neste trabalho são da capital São Paulo. Zélão (Vocal), Rafael Orsi (Guitarra), e os músicos convidados Ricardo Penha (baixo) e Rafa Hernandez (Bateria, membro da banda Válvera). Atualmente trabalhando na divulgação do EP, os músicos também divulgam o single “Ainda não Acabou”, que fará parte do próximo EP, com previsão de lançamento para ainda este ano.

Ouça “Saia da Caverna” no Youtube:

Comments are closed.

Post Navigation