ENTREVISTA: Rogerio Torres guitarrista da banda JOHN WAYNE

Batemos um papo com Rogerio Torres, guitarrista da banda John Wayne que acaba de lançar seu novo disco intitulado de “Dois Lados – Parte I” pela “Deck”,  no bate papo o guitarrista comenta sobre o processo de composição e gravação do novo álbum e da expectativa da banda para tocar no palco sunset do Rock In Rio.

Confira abaixo na integra:

Primeiramente vamos falar sobre o novo álbum “Dois Lados – Parte I”, como foi o processo de gravação e composição das músicas?
Rogerio Torres: Dessa vez nós quisemos fazer diferente. Sentamos para compor com muita calma e sem nos prendermos a rótulos. Fizemos o som que nós sempre quisemos ouvir. Isso é exatamente o que está nesse disco. Saiu da forma mais natural possível, sem direcionamentos.

– As músicas do novo álbum trazem composições fortes, de onde vieram às influencias para compô-las?
Rogerio Torres: Esse disco é bem conceitual e foi inspirado na obra “A Divina Comédia – Inferno” de Dante Alighieri. O próprio tema já leva para algo mais intenso e marcante. Fomos bem cuidadosos e caprichamos na temática, isso deu um brilho a mais para esse trabalho.

– Recentemente vocês lançaram o vídeo clipe da faixa título do álbum, um lyric video e o álbum para completo para audição no YouTube, qual a opinião de vocês sobre a importância destas ferramentas e das redes sociais para a divulgação do trabalho da banda e dos artistas em geral?
Rogerio Torres: Hoje a internet é o principal meio de comunicação entre o fã e o artista. É de suma importância que o trabalho da banda esteja disponível nas plataformas digitais. Sem o Youtube, nos dias de hoje, seria difícil uma banda pesada conseguir divulgar um vídeo clipe. Nós damos muito valor à internet e sabemos trabalhar com ela.

– O retorno é satisfatório?
Rogerio Torres: Sempre é. Hoje, o fã do John Wayne tem perfil mais antenado. São jovens, adolescentes que são como nós, vivem no celular ou no computador. Sempre conseguimos altos números de visualizações e downloads através desses meios.

– Nós temos acompanhado alguns lançamentos de bandas de metal nacionais e ficamos muito felizes com o resultado e a qualidade sonora destes trabalhos, qual a opinião de vocês sobre a atual situação do metal nacional?
Rogerio Torres: Hoje, as bandas no geral estão mais preocupadas em fazer um trabalho de qualidade, tanto na composição, como na produção. O mercado está cheio de bandas boas e só vai conseguir um destaque maior, aquela que apresentar um diferencial. Eu julgo a qualidade das composições e da produção um desses diferenciais.

– O John Wayne faz metal com musicas cantadas em português quebrando o paradigma de que não é possível fazer um som de qualidade com músicas cantadas em português, isso tem acontecido com outras bandas que tem seguido a mesma linha, vocês acreditam que esteja surgindo um novo movimento do rock/metal brasileiro?
Rogerio Torres: Essa é, sim, a nova safra do metal nacional. Nas décadas de 1980 e 1990 era quase que padrão fazer metal em inglês. Na nossa cena atual não é bem assim. A maioria das bandas faz som em português e nós temos muito orgulho disso. Nós somos brasileiros e se tiver que fazer sucesso lá fora, que seja cantando em português. Não temos nada contra quem faz som em inglês, pelo contrário, respeitamos e curtimos muito também, só não adotamos a mesma estratégia para nós.

– Na próxima sexta-feira, dia 18 de setembro, começa um dos maiores festivais de música no mundo o Rock in Rio onde vocês participarão no palco sunset ao lado do Project46, no dia 24, qual a expectativa de vocês e oque os fãs podem esperar do John Wayne nesta apresentação?
Rogerio Torres: Nós estamos muito ansiosos, porém felizes. Esse vai ser o show mais importante da nossa carreira e nós vamos fazer o nosso melhor naquele palco. Prometemos um show com bastante energia e interação. Faremos uma “jam” com os nossos irmãos do Project46 também. Tocaremos dois sons juntos, mas a surpresa está em quais serão essas músicas (risos). Vai ser bem divertido!

– Qual a importância de um festival desta proporção para o país e se vocês acreditam que ele traz oportunidades para os artistas nacionais nas mesmas proporções?
Rogerio Torres: Isso traz os olhos do mundo inteiro para o nosso país. Ficamos em evidência. Até quem não gosta de rock acaba assistindo, porque esse evento é realmente contagiante. O palco Sunset e o Street são grandes vitrines para bandas nacionais. Em todas as edições sempre tem bandas locais apresentando seus trabalhos, tendo a oportunidade de mostrar seu som. É muito bacana essa porta que o evento abre para nós brasileiros e depois de nós, com certeza nos próximos teremos mais bandas independentes por lá, podem esperar.

– O John Wayne fará o lançamento oficial de “Dois Lados – Parte I” no dia 17 de outubro de 2015 no Carioca Clube, uma das principais casas de show da cidade de São Paulo, vocês podem adiantar de como será esta festa?
Rogerio Torres: Nós fizemos o lançamento do disco “Tempestade” em 2012 nessa mesma casa. Naquele ano, a casa declarou lotação máxima. Foi realmente muito marcante. Dessa vez queremos repetir esse feito e fazer uma festa tão bonita, quanto a anterior. Esse show está repleto de atrações bacanas, bandas sensacionais que vem se destacando na cena independente. Prometemos que será um show inesquecível, com um set list bem diversificado. Estamos preparando algumas surpresas que ainda serão divulgadas.

– Quais são os projetos da banda além de trabalhar na divulgação do novo álbum, pretendem gravar algum DVD, clipes, carreira internacional?
Rogerio Torres: Nós já temos um DVD que está sendo produzido desde 2012. O motivo da demora é que nós pretendemos fazer algo grande com esse material. Vamos captar imagens de backstage do Rock in Rio, do show de lançamento do disco em outubro e fazer um documentário que vai mostrar o caminho de nossa carreira nesses três últimos anos. Vai ser um projeto muito legal de se trabalhar. Até o final desse ano provavelmente ainda vamos lançar mais um clipe e queremos rodar o Brasil com a “Dois Lados Tour”. A ideia é passar por locais onde ainda não tocamos e chegar mais longe.

Agradecemos pela oportunidade e deixamos aqui o espaço livre para vocês enviarem mensagens aos fãs.
Rogerio Torres: Nós é que agradecemos pelo espaço concedido para a banda. Legal ter veículos como vocês que apoiam as bandas brasileiras. Valeu!
Aos nossos fãs, só queremos agradecer por todo apoio e pela ótima aceitação que o nosso novo disco está tendo. Estamos muito felizes que estejam curtindo essa nova fase da nossa carreira. Muitíssimo obrigado a todos vocês, nós somos uma família, a família John Wayne.
Nos vemos no Rock in Rio, no show de lançamento e nas demais apresentações da “Dois Lados Tour”. Grande abraço.

Mais informações: www.johnwayne.com.br

Comments are closed.

Post Navigation