MORTTICIA: Ex-vocalista do Hibria fala sobre a produção dos vocais do novo EP

Crédito da foto: Leandro Almeida

Já em processo de finalização do EP “A Light in the Black”, os gaúchos da MORTTICIA trabalham agora nos últimos ajustes no trabalho, que contou com o auxílio de Iuri Sanson, ex-Hibria, na produção dos vocais junto ao vocalista Lucas Fialho Zawacki. Para Lucas, as expectativas em relação a “A Light in the Black” são muito positivas e já adianta algumas novidades do que virá a seguir: “Estamos preparando muitas surpresas para além das músicas, com muitas ilustrações, clipes e interações com os fãs. Foi muito gratificante ter gravado este material. Parece que todo um conjunto de coisas que estávamos trabalhando desde que eu entrei na banda começa a tomar uma forma mais definitiva. A vontade de fechar estas músicas e tocá-las ao vivo é imensa e acho que o resultado será muito bom.”.

No início de 2018 a banda lançou seu primeiro trabalho, “Existence/Resistance”, uma demo-tape contendo três faixas: “Life is On (One Flower)”“Violence” e “Hear My Words”. Foi através desse material a banda de Porto Alegre começou a chamar a atenção com seu Heavy Metal tradicional, juntando-se rapidamente ao seleto grupo de bandas brasileiras que fazem parte da famigerada NWOTHM (New Wave of Traditional Heavy Metal). Para o vocalista, as diferenças daquela fase para agora são muitas, como ele explica: “Durante a primeira demo eu ainda tocava guitarra na banda e estávamos compondo e discutindo nos mínimos detalhes todas as canções. Não tínhamos certeza de nada e as influências que trazíamos eram das mais variadas. Eu fiz a produção e mixagem das faixas pegando a opinião dos outros membros e a gente sabia que estava muito longe ainda do que a gente imaginava, mas era uma maneira de aprender e continuar progredindo. Agora neste novo processo eu tenho pensado nas composições com a mentalidade de vocalista e deixado o nosso produtor e os outros membros da banda se preocuparem com a parte deles. As canções mudaram muito de uma fase pra outra, mas as coisas estão muito mais encaminhadas e estou muito confiante que estamos no caminho certo.

Quanto ao trabalho técnico com o ex-vocalista do Hibria, Lucas conta que a principio seriam apenas aulas, focando em aspectos gerais do canto, mas a parceria trilhou para a pré-produção das linhas vocais de todas as faixas do novo EP: “Este processo fez toda a diferença. Grande parte das linhas vocais foi modificada e ficaram mais interessantes e isso aconteceu principalmente porque o Iuri estava sempre exigindo mais de mim e me incentivando a dar 100% do que eu tinha pra conseguirmos o melhor resultado. Ao final do processo eu gravei com a produção dele a versão final das vozes e foi muito tranquilo e divertido. Trabalhar com o Iuri foi um grande prazer, porque além de ser esse professor muito didático e um artista impressionante, ele é um dos caras mais gente boa que conheço!

Iuri Sanson ficou conhecido no mundo inteiro pelo seu trabalho fantástico com o Hibria, um dos grandes nomes do Metal brasileiro. O vocalista comentou sua participação no processo de gravação com a MORTTICIA e como se deu sua relação com Lucas nessa etapa do EP: O Lucas, quando iniciou os trabalhos da produção comigo, já tinha um ótimo conhecimento dos seus recursos vocais e de técnica também. Nós alinhamos algumas frases vocais que estavam um pouco perdidas e depois o entrosamento veio fácil. À medida que ia sugerindo algumas alterações, o Lucas executava minhas sugestões e no meio disso ainda vinham algumas ideias dele em cima das minhas (risos)… Foi um trabalho que fluiu muito bem e os fãs da banda vão curtir muito.”. Embora a sonoridade da MORTTICIA seja diferente da Hibria, na visão de Iuri, as músicas da Mortticia tem passagens bem Prog Metal com guitarras que ficam na cabeça e longos solos. São duas características que se também se encontram em alguns sons no “Defying the Rules”, debut da Hibria.”.

Para finalizar, Iuri comenta sobre a importância de os vocalistas procurarem um professor de canto para auxiliar nas gravações:“Eu acho super importante, pois é um profissional capaz de fazer com que o vocalista tenha sua melhor performance utilizando todos os recursos que sua voz tem a oferecer. E é isso que nós buscamos quando vamos gravar um CD. Assim como produtor sempre contribui e muito para o trabalho. Pois é uma pessoa que tem uma visão de quem não faz parte da banda e geralmente, até na maioria das vezes, traz uma sonoridade que agrada tanto aos músicos, quanto aos fãs da banda.”.

Contatos:

Site: https://mortticia.rocks

Facebook: www.facebook.com/MortticiaPOA

Instagram: www.instagram.com/mortticiapoa

Assessoria de Imprensa: www.wargodspress.com.br

Comments are closed.

Post Navigation