SHAMAN faz show memorável em SP

Por Paola Teodoro
Fotos Felipe Domingues

Saudosismo, ansiedade, expectativa. Esses foram alguns dos motivos que levaram centenas de fãs a se “Reunirem” na Audio, conceituada casa de show localizada no bairro da Barra Funda, zona oeste da cidade de São Paulo, no dia 22 de setembro de 2018 para o Show intitulado “Shamam Reunion”, que marcou o inicio de uma sequencia de shows com a formação original da banda Shaman.

Esse projeto só foi possível após o empresário Ricardo Dallal, da empresa FreePass Entretenimento, acreditar no apelo de diversos fãs nas redes sociais pedindo o retorno da banda, que inicialmente faria apenas uma apresentação em São Paulo, se tornando até o momento uma turnê com oito shows espelhados em diversas capitais do país.

Ao chegar na Audio, nos deparamos com uma enorme fila de fãs ansiosos, alguns em rever a banda e outros em poder prestigiar pela primeira vez aquele momento. A expectativa era imensa, pois a banda havia anunciado um show cheio de surpresas onde tocaria os dois álbuns lançados pela formação original na íntegra (Ritual/Reason). Do lado de dentro, a expectativa era ainda maior, pois aos poucos a casa foi ficando completamente lotada.

Por volta das 20:30 o som ambiente foi silenciado, dando espaço para um som de piano que vinha do palco, tomando a atenção do publico por longos 30 minutos, quando as cortinas se abriram, ao som de Ancient Winds interrompida por um vídeo ao fundo do palco com trechos de ensaios, shows e gravações da banda em seu início, destacando um momento da gravação de “Innocence” onde o público cantou em uma única voz o trecho “I hear the sound / A thousand voices / I lost my innocence” criando uma atmosfera incrível! Destaque também, para um momento especial gravado em 2003, onde o Andre Matos fez um depoimento emocionante falando sobre o futuro da banda no qual ele diz: “O futuro? O futuro é agora”… Dando início ao show com Turn Away, primeira música do álbum Reason.

Logo de cara uma porrada na orelha e como a banda havia prometido, o álbum foi tocado na integra, dando destaques para as músicas “More”, cover da banda britânica The Sisters of Mercy, lançada originalmente em 1990. “Innocence”, “Iron Soul” e “Born To Be” encerrando a primeira parte do show, vale destacar também a interação do público que cantou praticamente todas as músicas.

Foi impressionante a performance da banda, mesmo estando separados a 12 anos a energia e sintonia deles ainda é fantástica. Andre Matos, Ricardo Confessori, Fábio Ribeiro, Hugo e Luis Mariutti ainda possuem um entrosamento perfeito. Era notável a alegria e satisfação deles estarem no palco juntos novamente. Foi visível o semblante de emoção no rosto do Ricardo, o sorriso do Luis e o timbre impressionante do seu baixo, alegria e empolgação do Hugo e do Fábio Ribeiro e a maestria do Andre.

Após uma pequena pausa, retomado os vídeos no telão ao fundo do palco, deu-se inicio a segunda parte do show, desta vez o álbum tocado na integra foi Ritual, lançado em 2002 pela Universal Music. Foi neste momento que o público respondeu com maior empolgação e alegria, por varias vezes o Andre cedeu seu posto de vocalista para a galera que respondia cantando todas as músicas em uníssono. Destaques para “For Tomorrow” na qual Andre tocou uma flauta indígena de bambu, “Fairy Tale” desta vez diferente dos shows antigos, foi tocada em um piano de cauda que estava no palco, “Ritual” que levou o público ao delírio.

Mais um momento para ser destacado, pouco antes de anunciar a última música, Andre Matos falou para o público sobre o quanto eles estavam felizes por tocarem juntos novamente e que nem eles nem os fãs, imaginavam que esta reunião aconteceria de novo, neste momento todos os presentes entoaram em coro “Volta, volta, volta, volta…”, Então Andre respondeu dizendo que não tinha como saber, mas que outras reuniões irão acontecer, fazendo menção ao vídeo “de que o futuro é agora”, anunciando “Pride” que na versão original, conta com a participação de Tobias Sammet (Edguy / Avantasia), porém Andre disse que ele (Tobias) havia enviado “um telegrama” informando que não poderia participar do show, mas eles tinham um convidado especial para este dueto e então chamou ao palco Bruno Sutter, intitulado como “Bruno Sammet” pelo Andre, dando fim ao show.

Foi uma apresentação memorável, marcada por muita emoção e interação entre púbico e banda que superou todas as expectativas dos fãs antigos e deixando um gosto de quero mais para os mais novos.

Esperamos que esta sequência de shows mostre para a banda que eles ainda possuem muito a oferecer para a cena e que ainda mantem o espaço conquistado a 12 anos atrás. Aguardamos que anunciem o retorno oficial da banda com a formação original.

Agradecemos a Heloisa Vidal da FreePass por gentilmente fornecer as credenciais para o Ponto ZerØ… Até a próxima!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Navigation