André Matos – O Maestro do Rock: A aguardada segunda parte do documentário revela os bastidores do Angra

Por Thiago Tavares

Após a avant-première no palco Waves do Summer Breeze Brasil, a tão esperada segunda parte do documentário André Matos – Maestro de Rock está finalmente chegou ao público. E o público paulista foi o primeiro a prestigiar a continuação do trabalho realizado o diretor Anderson Bellini, o jornalista e produtor Thiago Rahal Mauro e o primo de André, o publicitário Eco Moliterno.

Nos dias 19 e 20 de Maio, o público pode conferir de pertinho a continuidade do documentário no Teatro J. Safra, na capital paulista mas na mesma semana, mas no último dia 16 de maio, a imprensa teve uma exibição exclusiva do filme em um evento no Metal Bar, em São Paulo. Além disso, foi realizada uma coletiva de imprensa com os idealizadores do projeto.

Mas isso não é tudo. Naquela noite também aconteceu um pockt show especial com o guitarrista da primeira formação do Angra, André Bastos e Eric Bruce, cantor oficial tributo a André Matos. Foi um verdadeiro festival de música!

Foto: Thiago Tavares

O episódio 2 do documentário indiscutivelmente era o mais esperado. Ele se concentra no período em que Andre fez parte do Angra, desde sua fundação em 1991 até sua saída em 1999, acompanhado pelos músicos Luís Mariutti e Ricardo Confessori. Esse foi um momento marcante, porém conturbado, com um traumático rompimento entre Andre e os guitarristas Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro, bem como o empresário Antonio ‘Toninho’ Pirani.

O episódio de 135 minutos cobre em detalhes todos os pontos importantes da carreira do Angra. André, Rafael e Kiko, claro, têm um papel importante na história, mas todos os músicos que passaram pelo projeto antes de ele ser finalmente formado também são citados e ouvidos. Até mesmo André Lischwitz, o primeiro baixista a se tornar um rabino em Israel hoje, é creditado por ajudar a criar a imagem de um grupo coeso.

Este documentário também inclui gravações de todos os álbuns que a banda fez na época de André. E não faltam testemunhos de quem lá esteve. Entre eles estavam o lendário guitarrista Kai Hansen (Halloween, Gamma Ray) além dos produtores Charlie Bauerfeind e Sascha Paeth.A produção também teve o cuidado de trazer músicos de bandas com as quais Andre colaborou ao longo da década de 1990, como convidados especiais, como Rodrigo Alves, Nepal, Time Machine e Superior.

Assim como o primeiro episódio, o documentário está em formato sem narrador. São os próprios entrevistados que conduzem a história e fornecem suas perspectivas e experiências. O foco é nas declarações e no volume de informações compartilhadas. Isso é especialmente gratificante para os fãs mais fervorosos, que contribuíram para a produção independente por meio de financiamento coletivo. É uma oportunidade única de vivenciar essa história tão ampla e nunca antes contada dessa forma.

Foto: Thiago Tavares

Esta é uma oportunidade única de experimentar esta história de uma forma abrangente que nunca foi contada desta forma antes. Cerca de 100 entrevistados participaram da gravação do documentário. No entanto, três nomes ficaram notavelmente ausentes: Antonio Pirani, que foi muito mencionado no segundo episódio, não quis conversar com a equipe de produção. Já Luís Mariutti e Ricardo Confessori gravaram seus depoimentos, mas pediram para que suas falas fossem retiradas após a estreia do primeiro capítulo.

Ainda não temos uma data definida para o lançamento do terceiro episódio. Como toda a produção é independente, cada etapa é desenvolvida cuidadosamente, o que pode levar algum tempo. No entanto, considerando as ausências mencionadas no segundo capítulo, fica a dúvida sobre como a história será abordada a partir daí. Sem o depoimento de Ricardo Confessori, não será possível explorar todos os lados do rompimento traumático do grupo em 2006, quando Andre Matos, Hugo e Luís Mariutti saíram e Confessori reorganizou o projeto com outros músicos.

“André Matos – O Maestro do Rock” terá exibições marcadas em Vitória, Santo André, Bragança Paulista, Belo Horizonte e Palmas. Não perca a oportunidade de mergulhar na história do lendário André Matos e vivenciar a história de Angra de uma forma única e emocionante. O rock e o heavy metal reservaram um lugar especial para você neste grande evento!


Comments are closed.

Post Navigation