Por Thiago Tavares
No último dia 17 de setembro, tivemos a honra de testemunhar mais um capítulo da caminhada da banda brasileira Crypta. A Caminhada está se iniciando e já chamando a atenção do público do metal, onde em pouco tempo na estrada, vem arrancando elogios no Brasil e no exterior.
O início, no mínimo, meteórico da banda foi em meio à pandemia e lançando um cartão de visitas de respeito: Echoes of the Soul. A banda se estruturou a partir da saída da baixista e vocalista Fernanda Lira e da baterista Luana Dametto de outro grupo feminino famoso no Brasil e no exterior, o Nervosa.

Diante dessa espinha dorsal, é certeza que pode se esperar um som de qualidade e muito sucesso nesta jornada, mas como Fernanda Lira ressaltou no show que nada disto estaria acontecendo sem o apoio dos fãs e admiradores. E a banda vem levando a sério este relacionamento, onde ao final do show havia uma fila extensa para que a banda assinasse objetos e itens do merchandising vendidos na lojinha.
A banda, apesar de ser nova no cenário musical, passa pela segunda modificação de integrante. No nascimento do grupo, a guitarrista holandesa Sonia Anubis (Cobra Spell) que participou das gravações do disco e participou dos primeiros shows deixou a banda em meados de Abril deste ano e foi substituída por Jessica di Falchi, sendo bastante elogiada pela crítica especializada.

O show em si dispensa apresentações. Quando se fala de SESC Belenzinho, o ambiente é agradável e para quem é marinheiro de primeira viagem, não depositaria todas suas fichas naquele local (mais precisamente a comedoria) para ter um show de metal bem extremo e que dificilmente teriam pessoas de diferentes idades, estilos e afins, logo quem for para lá com esse pensamento irá queimar a língua.
A apresentação se baseou no disco lançado na íntegra e cabe salientar a performance das guitarristas Tainá Bergamaschi e Jessica di Falchi, demonstrando muito entrosamento e presença de palco, ações estas que empolgaram a galera. Fernanda Lira dispensa apresentações como frontwoman, onde ela consegue trazer o público para junto do show para interagir, cantar junto e isso não é de hoje.
O que ela já fazia com competência nos shows da banda Nervosa, trouxe para o Crypta e a galera vai junto com ela. Luana Dametto é outra integrante que também acompanho desde o tempo de Nervosa e de lá para cá é perceptível a evolução da técnica perante as baquetas, onde a mesma executa trechos pesados, com uma velocidade na qual não demonstra dificuldades.

E claro que a repercussão do álbum vem gerando frutos e muitos shows pela frente até o fim de 2022. Já no início de novembro, participam do Festival Primavera Sounds na capital paulista, além de compromissos na Colômbia, Bolívia e México.
Em nome do Portal Ponto Zero, agradecemos a Priscila Dias, da assessoria de imprensa do Sesc Belenzinho pelo credenciamento para a cobertura do show.
SETLIST CRYPTA – SESC BELENZINHO – 17 DE SETEMBRO DE 2022
Intro (Awakening)
Death Arcana
Possessed
Kali
Under the Black Wings
Starvation
Shadow Within
I Resign
Blood Stained Heritage
Dark Night of the Soul
From the Ashes












Comentários