Como anunciado no ano passado, a banda Human se encontra trabalhando em seu novo álbum de estúdio, o muito esperado “A New Perception”, que já teve alguns singles liberados nos últimos meses. Em paralelo a esse trabalho, a banda vem abrindo espaço para sua agenda de shows, tanto em formato presencial quanto no digital, sendo sobre isso a novidade informada pela banda hoje.
No próximo dia 10 de abril, a Human vai estar se apresentando no Heavy Artillery Metal Fest. O festival faz parte do calendário de eventos da produtora baiana “Guerrilha” e está chegando em sua 4ª edição, sendo que nas anteriores, contou com a participação de nomes nacionais e internacionais, como Escarnium, Flagelador, Suffocation of Soul, Desecrator (Aus), Pirana (Mex), Ironbound, Human, Leprosy (Death Tribute), dentre outros.
O evento desse ano será o primeiro a ocorrer no formato Live Streaming, tendo sido contemplado pelo edital estatal “Palma da Mão”, que assegura a reprodução do evento no formato digital, devido à pandemia da Covid-19.
O mais recente single lançado pela banda, “Unknown Sea”, foi inspirado em situação vivenciadas por pessoas próximas à banda e dedicada aqueles que lutam para superar questões emocionais/psicológicas. A música recebeu um vídeo oficial que pode ser conferido no link abaixo.
Para saber de todas as novidades da Human, acompanhe as redes sociais da banda:
Acaba de ser lançado hoje um dos mais esperados álbuns nacionais de 2022. Se trata de Recipe Of Hate, o 8º álbum de estúdio da Drowned. O trabalho marca o retorno da formação original da banda em estúdio, algo que não acontecia desde o segundo álbum da banda, o ótimo “Butchery Age”, de 2003.
Além de estar sendo disponibilizado nas principais plataformas de streaming, Recipe Of Hate também está sendo lançado no formato físico, através do renomado selo Cogumelo Records. Todo o processo de gravação de Recipe Of Hate foi realizado pela própria banda, enquanto a masterização e mixagem ficaram a cargo do guitarrista Marcos Amorim. Já a parte gráfica foi toda feita pelo artista e vocalista Fernando Lima.
Contando com 9 faixas na versão digital e 11 na versão física, o quinteto entrega uma verdadeira aula de como se fazer Thrash/Death de qualidade. Você pode conferir tudo isso no Spotify, através do link abaixo. Não deixe de ouvir, mas cuidado caso tenha ouvidos sensíveis!
A Drowned promete muitas novidades para o ano de 2022, por isso acompanhe tudo da banda através de suas redes sociais.
Banda alemã de neo-medieval, com mais de 30 anos de carreira e referência máxima do gênero, traz nova a São Paulo e Curitiba
A reabertura segura do circuito de shows no Brasil significa o retorno do mais completo e animado festival de cultura medieval do país, o Odin’s Krieger Fest. Em junho deste ano, em uma edição especial, o evento acontece em Curitiba (16/6) e em São Paulo (19/6), tendo como atração principal a clássica banda alemã de música medieval Corvus Corax.
Na ativa desde 1989 e mundialmente consagrada por suas apresentações impactantes, a Corvus Corax é formada por seis músicos que tocam vestidos como semi-deuses gregos e usam instrumentos autênticos, confeccionados por eles.
Ao longo de três décadas, a Corvus Corax pavimentou uma carreira a qual, hoje, ostenta a chancela de banda referência máxima da música neo-medieval na Europa. A banda construiu sua forte sonoridade por base em contínuos estudos de teoria da música medieval.
Ritmos de condução, melodias tradicionais e o som dos velhos tempos: com uma fascinante variedade de grandes tambores e gaitas de foles auto-construídas, não é exagero algum dizer que a Corvus Corax moldaram uma factível compreensão do que é música medieval.
Com álbuns místicos, como “Mille Anni Passi Sunt”, evocaram deuses antigos e lendas. Já em “Gimlie” e “Sverker”, trabalharam tradições celtas e nórdicas e trouxeram a cultura dos vikings para a contemporaneidade.
Aliás, a criatividade e ousadia da Corvus Corax chamou a atenção até mesmo de Hollywood. O famoso compositor Hans Zimmer (“Gladiador”, “Piratas do Caribe”) recrutou a banda para compor uma música – “Ironclad” – do documentário da BBC “The Crusaders”, apresentado por Terry Jones (do Monty Python).
Até os produtores da série de TV de maior sucesso de todos os tempos, “Game of Thrones”, ficaram tão impressionados que convidaram a banda para tocar ao vivo no set durante as filmagens da série.
Como é tradicional no Odin’s Krieger Fest, além dos shows, ambos os eventos deste ano – em São Paulo e Curitiba – terão exposição e venda de produtos medievais, além de comercialização de hidromel e sorteio de brindes.
Camarote Open Bar também será uma das opções para curtir esta edição especial nas duas capitais.
As bandas nacionais da edição 2022 Com 17 anos de estrada e participações vitoriosas em festivais do Brasil e Europa (tocou no Rock in Rio Lisboa), a Terra Celta retorna ao OKF para mais uma vez mostrar o impecável e cristalino trabalho autoral influenciado por música folk, especialmente da Irlanda, Escócia e Bretanha. O sexteto de Londrina é conhecido por apresentações explosivas, com interação constante com o público e um alto-astral ímpar, a partir de ritmos dançantes e pitadas de rock n’ roll em algumas canções.
Representante da música medieval pesada, a paulista Hugin Mugin pertence ao alto escalão do folk metal da América Latina e também tem trajetória de sucesso além-mar. Os vickings brasileiros, como são conhecidos, têm uma discografia de respeito: são quatro discos completos, Eps e um ao vivo, sempre enaltecendo a fúria e os vocais guturais, que muito lembram o monumental Amon Amarth.
O Eldhrimnir é de Santa Isabel, região metropolitana de São Paulo, e com robusta carreira em cerca de 10 anos de atividades. Conhecidos como “Deuses Alcoólicos do Bar”, como é de se imaginar, fazem folk metal divertido, para beber e dançar e não à toa foi a banda de abertura para os escoceses do Alestorm no Brasil, em 2017. As letras são em português e os maestros finlandeses do Korpiklaani são a principal referência.
Serviço dos shows Odin’s Krieger Fest em Curitiba (16/6) Bandas de abertura: Terra Celta e Hugin Munin Data: 16 de junho de 2022 (feriado) Horário: 16h Local: CWB Hall Endereço: rua Dr. Claudino dos Santos, 72 Ingresso: Meia entrada promocional com 1kg de alimento (1º Lote) – R$90,00 + R$13,50 (taxa ADM) Inteira, válido mediante a doação de 1kg de alimento (exceto sal e açúcar (1º Lote) – R$180,00 + R$27,00 Taxa ADM Venda on-line: https://www.bilheto.com.br/evento/684/Odins_Krieger_Fest_em_Curitiba
Odin’s Krieger Fest em São Paulo (19/6) Bandas de abertura: Terra Celta, Hugin Munin e Eldhrimnir Data: 19 de junho de 2022 (domingo) Horário: das 14h às 21h Local: Carioca Club Endereço: rua Cardeal Arcoverde, 2899 – Pinheiros Ingresso: Pista (1º Lote, Meia-entrada) – R$ 100,00 Pista (1º Lote, Promocional, doe 1kg de alimento não perecível) – R$ 100,00 Pista (1º Lote, Inteira) – R$ 200,00 Camarote Open Bar (1º Lote, Meia-entrada) – R$ 250,00 Camarote Open Bar (1º Lote, Promocional, doe 1kg de alimento não perecível) – R$ 250,00 Camarote Open Bar (1º Lote, Inteira) – R$ 500,00 Venda on-line: https://www.clubedoingresso.com/evento/odinskriegerfest2022
A grande revelação do metal moderno francês, o Disconnected, se prepara para retornar aos palcos este ano após flexibilização das medidas restritivas impostas para conter o avanço da pandemia na Europa. A banda já tem presença confirmada em alguns dos maiores festivais de metal do mundo como HELLFEST, WACKEN OPEN AIR e o BARCELONA METAL FEST em 2022.
Recentemente o grupo francês lançou seu mais recente videoclipe para o single “King of the World”, que mostra a banda em ação em cenas gravadas no Espace Argence Hall, na cidade de Troyes, com presença do ator Joseph de Gabriel representando o “Rei do Mundo”.
O clipe foi dirigido por Laurent Hart, com produção de Antoine de Montremy. A música foi gravada no Studio Caverne (Paris) e no estúdio do baterista Jelly Cardarelli em Darvault, e mixada e masterizada por Cardarelli e Symphéris. A faixa deve integrar o novo álbum do grupo, We Are Disconnected, a ser lançado este ano.
Assista: Disconnected – King of the World (Official Music Video)
A banda comenta o atual lançamento: “Esta música explora um tema com o qual todos podem se relacionar. Todos nós já encontramos uma vez na vida um filho da puta, uma pessoa que tem certeza de que é melhor do que você, uma pessoa que tem poder sobre você. Essa música é para todos aqueles que pensam que estão presos nessa posição inferior em relação ao outro. É como um grito em uma noite silenciosa de submissão. Há sempre uma maneira de superar o desespero. Se você tentar, talvez o medo mude de lado. Mais uma vez, trata-se de respeito próprio e de acreditar em sua própria força”.
O grupo planeja lançar seu novo álbum no dia 1º de Abril.
Formada em Troyes, no sul da França, o Disconncted é classificado no gênero modern metal e os integrantes citam como influências diretas bandas consagradas mundialmente como Five Finger Death Punch, Tremonti, Stone Sour, Korn, Avenged Sevenfold e Killswtich Engage.
Clipe foi dirigido pelo renomado Thiago Kiss (Jeff Scott Soto, Angra, Alirio) e conta com produção cinematográfica e que retrata a busca por propósito interior
Credito: Thiago Kiss
A banda Shaman estreou “The “I” Inside”, segundo single do novo álbum “Rescue”. Junto com o lançamento da música nas plataformas digitais, a banda também liberou um videoclipe com megaprodução e dirigido por Thiago Kiss, produtor que já trabalhou com nomes como Alirio, Angra, Jeff Scott Soto, entre outros. Filmado numa praia deserta no litoral de São Paulo, o clipe renova e mostra Alirio Netto (vocal), Hugo Mariutti (guitarra), Luis Mariutti (baixo), Ricardo Confessori (bateria) e Fábio Ribeiro (teclados) em grande estilo para este retorno do Shaman.
“Rescue” sairá nas plataformas de streaming no próximo dia 15 de abril e tem distribuição do CD físico no Brasil pela Voice Music, na Argentina pela Icarus Music, na Europa pela Maldito Records e no Japão pela King Records. A capa de “Rescue” foi desenhada pelo artista Carlos Fides, que já assinou trabalhos de nomes como Edu Falaschi e Noturnall. O álbum foi produzido por Sascha Paeth e conta com a participação do violinista Marcus Viana.
As músicas de “Rescue” tem autoria de todos os integrantes. As letras abordam as perdas e as fases do luto, mas não de uma maneira negativa, segundo Alirio Netto. Hugo Mariutti (guitarra), Luis Mariutti (baixo), Ricardo Confessori (bateria) e Fábio Ribeiro (teclados) seguiram o legado do Shaman de maneira impecável.
Sobre o clipe, o diretor Thiago Kiss comentou:
“Quando o Alirio me ligou e pediu para fazer o clipe novo do Shaman eu senti que ia ser um desafio. Antes de gravar o vídeo, pedi para que o Alirio me enviasse áudios explicando o conceito da letra. Após isso, convidei o ator Gustavo Merighi, que fez um grande trabalho e me ajudou a ficar imerso na letra, música e nos áudios do Alirio. O ator teve sentimentos reais da letra e conseguimos achar um conceito único e cinematográfico para essa nova música do Shaman. Acredito que chegamos no ponto certo e que mostra toda a qualidade da música”
Hugo Mariutti comenta o videoclipe:
“O Thiago Kiss conseguiu captar a essência da música perfeitamente e transformou o clipe do zero em algo muito bonito. “The “I” Inside” é muito importante para esta volta do Shaman e a letra retrata muito bem o que está no clipe. O trabalho do Thiago foi essencial para que o resultado final chegasse no que vocês viram”
Ficha técnica do vídeo de “The “I” Inside”: Produzido e Dirigido por Thiago Kiss Atuação por Gustavo Merighi Drone por Stefano Fernandes VFX por Paulo Filho
Tracklist de “Rescue”: 01. Tribute (Intro) 02. Time Is Running Out 03. The “I” Inside 04. Don’t Let It Rain 05. Where Are You Now? 06. The Spirit 07. Gone Too Soon 08. The Boundaries Of Heaven 09. Brand New Me 10. What If? 11. The Final Rescue 12. Resilience (Bônus)
Uma das bandas mais importantes da história do rock pesado brasileiro volta com nova formação e o single “Under the Sun”
Conhecido como um dos pioneiros do rock pesado no Brasil, o VIPER está de volta com o seu primeiro álbum de inéditas em 15 anos. “Timeless”, um lançamento do selo Wikimetal Music, chega dia 13 de julho com onze canções inéditas.
Para celebrar o novo ciclo, o grupo irá divulgar a primeira amostra do trabalho em 8 de abril, o single “Under the Sun”. A faixa apresentará a nova formação do VIPER, que conta com Leandro Caçoilo (vocal), Felipe Machado e Kiko Shred (guitarras), Pit Passarell (baixo e vocal) e Guilherme Martin (bateria).
“Timeless” é produzido por Mauricio Cersosimo, que já trabalhou com nomes como Paul McCartney e Avril Lavigne, entre dezenas de vencedores e indicados ao Grammy. Ele produziu também “To Live Again: VIPER Live in São Paulo”, álbum/DVD ao vivo gravado na turnê em que Andre Matos voltou para a banda em 2013, além do single “The Spreading Soul Forever” (2020). “Timeless” conta com a pré-produção de Val Santos.
Atualmente, a banda está em turnê pelo Brasil, desfilando seu repertório de clássicos que incluem “Living for the Night”, “Rebel Maniac” e “To Live Again”, entre outras. Depois de uma temporada no Norte e Nordeste, o VIPER marca datas nas regiões Sul e Sudeste.
A Darchitect foi responsável por um dos principais álbuns nacionais de 2021, “The Visiting”, onde a banda apresenta um Progressive Death Metal acima da média. O fato de se tratar de um trabalho conceitual desperta a curiosidade do fã a respeito do conteúdo lírico de suas letras e, sendo assim, o baterista Gabriel Gifoli resolveu falar um pouco mais a respeito da música “Mirrors of Illusion”, um dos destaques do álbum.
“De todas as músicas presentes em “The Visiting”, talvez “Mirrors of Illusion” tenha sido a que nasceu de forma mais espontânea. Bastou o Alex mandar o riff inicial, mais acústico, para que eu (Gabriel) desenvolvesse a melodia e começasse a esboçar a letra. Foi muito natural.
Enquanto parte da obra, “Mirrors” é um momento de “calma antes da tempestade”, uma espécie de ponte narrativa para o que o personagem está vivendo – quando ele passa a externar toda a confusão espiritual-mental pela qual está passando.
Essa transição se reflete no som também, e talvez da maneira mais clara possível em todo o disco: começa semiacústica, com dobras vocais limpas, e “evolui” para guitarra distorcida, vocal gutural e uma harmonia que tem muito de influência de black metal – o mais extremo que já chegamos, talvez. Não à toa, dali em diante o disco segue pesado até o fim. É uma música da qual temos um orgulho especial.”
“Mirrors of Illusion”, assim como todo álbum “The Visiting”, se encontra disponível nas principais plataformas de streaming que se dedicam a música. Você pode conferir a canção no Spotify a partir do link abaixo:
Para saber de todas as novidades da Darchitect, acompanhe a banda em suas redes sociais.
A banda paranaense Raphia vem crescendo de forma exponencial nos últimos anos, construindo uma base de fãs sólida, graças a qualidade de sua música. Com a banda ganhando destaque, inevitavelmente algumas curiosidades por parte dos fãs começam a surgir e, uma dessas, diz respeito ao nome da banda e de onde o mesmo surgiu. Sendo assim, o quarteto resolveu revelar a história de origem do mesmo, além de aproveitar e falar um pouco mais a respeito de sua proposta música.
Segundo os músicos, o nome surgiu enquanto a banda procurava o mesmo em um dicionário antigo, tendo sua atenção chamada pela grafia e sonoridade da palavra “Raphia”. O passo seguinte foi pesquisar o significado, onde então descobriram que esse era o antigo nome da cidade de Gaza, tendo sido palco da maior batalha da Síria antiga, a “Batalha de Raphia”, ocorrida em 217 a.C.. Já isoladamente, Raphia significa curar, sarar, renovar.
Traçando uma analogia com o nome, segundo a banda, para se fazer Heavy Metal no Brasil, cantado em português, é necessário perseverar sendo resiliente com todas as batalhas encontradas no caminho. Isso nos leva a questão sobre a definição do estilo da Raphia.
Segundo os músicos, todos na banda cresceram ouvindo e frequentando shows de bandas dos anos 80 e 90 de Rock, Hard Rock e Heavy Metal, sendo isso um fator muito importante ao decidir o rumo que seria tomado. O Heavy Metal e seu som poderoso, sempre despertaram nos músicos o interesse em boa música, letras inteligentes, críticas e questionamento com reflexão existencial. Dessa forma, quando se uniram para formar a Raphia, foi natural que o Hard Rock e o Heavy Metal fossem se destacando naturalmente na hora das composições.
Quanto a opção de cantar em português, ao contrário do que algumas pessoas pensam, a banda sempre acreditou que uma letra bem escrita, com bom conteúdo e bem encaixada na melodia, funcionário muito bem, independente do idioma adotado. Por mais que isso gere um desafio no sentido de penetração no mercado internacional, a escolha permite que sua mensagem seja passada de forma mais direta e sem limite aos fãs.
Apresentando um Heavy Metal de qualidade e com mensagens inspiradoras, a banda apresenta uma música que se conecta com o ouvinte, permitindo que assim sua mensagem não só chegue ao maior público possível, como também crie uma identificação do fã com a banda, facilitando a absorção de ideias, pensamentos e reflexões sobre a existência humana.
Abaixo, você pode conferir o video oficial do mais recente single da banda, “Ilusão de um Final Sem Fim”, testemunhando todo o poder da música da Raphia.
A Raphia promete grandes novidades para esse ano de 2022 e para ficar por dentro de tudo que acontece com a banda, fique ligado em suas redes sociais.
Supergrupo americano com Portnoy, Sherinian, Soto, Sheehan e Bumblefoot retorna ao país para divulgar o aclamado álbum MMXX
O termo supergrupo funciona perfeitamente para descrever o Sons of Apollo. A banda americana conta com músicos gabaritados do universo do Rock e Metal, e retorna em agosto ao Brasil com a turnê de divulgação do aclamado álbum MMXX.
Entre as apresentações confirmadas para o país está uma inédita em Curitiba, cidade que recebe o Sons of Apollo no dia 09 de agosto (terça-feira), no palco da Opera de Arame (Rua João Gava, 920 – Abranches). Os ingressos estão à venda online pela plataforma Bilheto (com possibilidade de parcelamento em até 12x) e nos pontos físicos de venda, por valores a partir de R$ 110.
Formado pela nata da música, o Sons of Apollo foi criado por dois ex-integrantes da seminal banda de Metal Progressivo Dream Theater: o baterista Mike Portnoy e o tecladista Derek Sherinian. Completam a formação exímio baixista Billy Sheehan (Mr. Big, The Winery Dogs, David Lee Roth), o guitarrista Ron “Bumblefoot” Thal (ex-Guns N ‘Roses) e o vocalista Jeff Scott Soto (ex-Journey, ex-Yngwie Malmsteen).
Desde o começo das atividades, a banda apresentou pelo mundo shows repletos de energia e brilhantismo técnico, que agora o Brasil terá a oportunidade de rever. Apesar de ter tocado no Brasil há alguns anos, esta será a primeira visita do Sons of Apollo a Curitiba.
A banda Sons of Apollo construiu suas próprias estruturas de maneira orgânica, como explica Portnoy: “Derek e eu nos reunimos pouco depois de eu deixar o Dream Theater, em 2010, e reunimos uma banda totalmente instrumental com Billy Sheehan e Tony MacAlpine. Essa foi minha primeira vez trabalhando com Derek desde os anos 1990, quando ele estava no Dream Theater, e foi ótimo trabalhar com ele novamente. Desde aquela turnê, que era realmente apenas uma coisa única, ele me cutucou para começar uma banda real, original e de tempo integral. Não tive o tempo necessário pra isso na época, pois eu tinha muitas outras coisas na minha vida e carreira. Finalmente chegou a hora de morder a isca e montar uma banda”.
A abertura fica por conta da Lufeh, formada por músicos experientes, que transita pelo rock progressivo com inclinações para o jazz rock e metal melódico. Sediada na Califórnia (Estados Unidos), é formada predominantemente por músicos brasileiros. O primeiro álbum foi Luggage Falling Down (2020), e está disponível nas principais plataformas digitais. Agora o público brasileiro poderá conferir o quinteto em ação.
SERVIÇO Sons of Apollo em Curitiba Abertura: Lufeh
Data: 9 de agosto 2022 (Terça-feira) Local: Ópera de Arame (Rua João Gava, 920 – Abranches)
Classificação etária: 16 anos – acompanhado de responsável legal
Horários: 18h30 (portões), 19h (Lufeh), 21h10 (Sons of Apollo)
Ingressos
PLATÉIA
1º lote
Inteira R$220
Solidário R$115*
Meia R$110**
2º lote
Inteira R$$240
Solidário R$125*
Meia R$120**
3º lote
Inteira R$$260
Solidário R$135*
Meia R$130**
CAMAROTE
1º lote
Inteira R$$340
Solidário R$175*
Meia R$170**
2º lote
Inteira R$$380
Solidário R$195*
Meia R$190**
PREMIUM – primeiras duas filas em frente ao palco
Lote único
Inteira R$$640
Solidário R$325*
Meia R$320**
* Solidário — limitados e válidos somente com a entrega de 1kg de alimento não perecível na entrada do show.
** Meia-entrada — para estudantes são válidas somente as seguintes carteiras de identificação estudantil: ANPG, UNE, UBE’s, DCE’s e demais especificadas na LEI FEDERAL Nº 12.933. Não será aceita NENHUMA outra forma de identificação que não as oficializadas na lei.
A história do Sons of Apollo começou nos primeiros meses de 2017. Rumores começaram a circular sobre um novo projeto secreto de Mike Portnoy e Derek Sherinian, que se concretizaram em agosto. O álbum de estreia, Psychotic Symphony, produzido pela dupla, ganhou grande destaque entre fãs e imprensa.
Seguindo o sucesso do debut, o quinteto lança em 2019 o registro ao vivo Live with the Plovdiv Psychotic Symphony em CD triplo, repleto de clássicos do Rock, músicas do álbum de estreia e algumas músicas do Dream Theater. O segundo disco de estúdio, MMXX, chegou no começo de 2020, e agora finalmente o conjunto colocará o pé na estrada pra divulgá-lo. Os fãs podem esperar alta qualidade técnica e músicas marcantes nos shows que farão pelo Brasil.
Faixa está disponível em todas as principais plataformas de streaming
Foto: @irairossi
Após firmar-se no cenário com vários lançamentos de singles, clipes e receber destaque em diversos portais especializados do Brasil, o Unicircle chega com um novo trabalho: “Start Again”. Segundo single da banda em 2022, lançado em 18 de março, a música traz equilíbrio entre peso e melodia, riffs e poesia, tratando da dualidade da existência humana, sobre ciclos opostos que se complementam, e em especial sobre os fins necessários para que possamos recomeçar.
Versos como “There will be the good and the bad times, sunny days, rainy nights, But the wind will be carring the right seeds, See as the winter turns to spring” (“Haverá bons e maus momentos, dias ensolarados, noites chuvosas, mas o vento carregará as sementes certas, veja como o inverno se transforma em primavera”) evidenciam a temática da letra sobre os percalços e ciclos da vida e mostrando uma direção.
O ano de 2021 marcou o início de uma nova fase para a banda Unicircle. Com a entrada do vocalista Marco D’ Lacerda, o grupo apresentou uma identidade musical atualizada, ainda mais calcada no peso e em letras profundas. Com energia revigorada, o Unicircle é atualmente formado por, além de Marco, por Kaká (bateria), Diego DFC (guitarra/vocal de apoio), Adriano Rossi (guitarra) e John Jonsun (baixo).
Em sua atual jornada, o Unicircle lançou singles que obtiveram grande retorno entre os fãs e na imprensa especializada, com as músicas “This Is Who We Are”, “Blame”, “Vulnerable”, “Grief” e “Mistake”. Muito mais material inédito está sendo preparado pelo quinteto para este ano. O trabalho do grupo repercutiu com destaque em importantes meios de comunicação como revistas e rádios, entre eles Roadie Crew, Whiplash e 89 FM – A Radio Rock.
A obra musical do Unicircle, banda paulista formada em 2018, é um encontro entre feeling e técnica, criando um som único e com identidade artística. Siga as redes sociais para acompanhar as atividades da banda e se inscreva no canal do YouTube.
Attomica encerrará o evento com a experiência de seus quase quarenta anos de estrada
No dia 10 de abril (domingo), a partir das 13h, acontece a volta do festival “Abrigo Atômico”, importante evento de Metal que existe desde 2006 na cidade de Atibaia/SP, e ficou parado por cerca de 8 anos. Para essa edição o evento contará com 10 bandas: Attomica, Justabeli, Chaoslace, Warbound, Trendkill Inc, além das bandas locais, Attack Force, Cruscifire, Cronofobia, Sickmind e Sour Brady (fazendo a abertura do evento). O evento será no Barracão (R. da Madeira, 708, Bairro Recreio Estoril, Atibaia/SP).
Rodrigo Ortega, organizador do festival desde a primeira edição e também vocalista da banda Attack Force, falou sobre essa volta do evento: “Estou totalmente feliz e extasiado com mais um ‘Abrigo Atômico vindo aí’. A última edição oficial em Atibaia (quando contamos com o Anthares como headlinder) foi em abril de 2014, ou seja 8 anos de jejum… Muitas coisas aconteceram depois disso, me impedindo de organizar outras edições… Mas sempre soube que esse festival retornaria… E no ano de 2020 comecei a organizar essa volta, mas a pandemia global do Covid-19 ferrou com tudo… Mesmo assim, fui trabalhando e fazendo um esboço do que seria a 16 edição… Pensei num line up ideal, e foram literalmente 18 meses estudando isso, até chegar nesse cast que estamos divulgando agora… Tenho muito orgulho do produto final, as pessoas estão comentando, sinto que o público daqui está ansioso, e quero poder estender essa energia para outra regiões, convidando a todos para comparecerem…”. Ele também falou sobre a alegria de comemorar os 18 anos de sua banda em cima do palco: “É maravilhoso ter a chance de tocar novamente com minha banda Attack Force, nessa comemoração de quase 20 anos, contando com os ex-membros, além de meus ‘heróis’ como convidados especiais”
Sobre esses convidados especiais, ele está falando de nomes consagrados como CM Scarpelini (guitarrista da banda Into The Strange, ex-Mutilator, MX, Cova), Punk (vocalista do Siegrid Ingrid) e Wanderley Perna (baixista do Genocídio), que irão abrilhantar ainda mais essa festa.
Os ingressos custam apenas 10 reais e serão adquiridos na porta do evento. Apoie o underground comparecendo ao festival, e adquirindo merchan das bandas.
Pelas edições anteriores do “Abrigo Atômico” já passaram nomes consagrados como Anthares, Genocídio, NervoChaos, Andralls, Executer, Pentacrostic, Oligarquia, entre tantos outros.
Única apresentação no Brasil acontece no dia 27 de março, no Carioca Club, em São Paulo
Ainda há ingressos à venda pelo site do Clube do Ingresso!
O supergrupo sueco Soen, um dos nomes mais exaltados do metal progressivo mundial na atualidade, já desembarcou na América Latina para a sua tão aguardada longa turnê pelo Continente. A banda já se apresentou em três capitais do México e fez dois shows sold out na Costa Rica.
Joel Ekelöf (vocal), Martin Lopez (bateria – Opeth/Amon Amarth), Lars Åhlund (teclado/guitarra), Oleksii “Zlatoyar” Kobel (baixo) e Cody Ford (guitarra) estão na estrada promovendo o excelente novo álbum “Imperial”.
No Brasil, a única apresentação acontece no dia 27 de março, no Carioca Club, em São Paulo. Os ingressos estão à venda pelo site do Clube do Ingresso (https://www.clubedoingresso.com/evento/soen-sp) e pontos autorizados. Mais informações no serviço abaixo.
A “Imperial Latin American tour 2022” consiste nas seguintes datas: 07/03 – Café Iguana – Monterrey, México 09/03 – C3 Stage – Guadalajara, México 11/03 – Lunario – Cidade de México, México 12/03 – Lunario – Cidade de México, México 16/03 – Pepper Disco Club – San José, Costa Rica 17/03 – Pepper Disco Club – San José, Costa Rica 19/03 – Ace of Spades – Bogotá, Colômbia 20/03 – Centro de Convenciones Festiva – Lima, Peru 22/03 – Teatro La Cùpola – Santiago, Chile 23/03 – Teatro La Cùpola – Santiago, Chile 24/03 – Villa Presidente Frei – Santiago, Chile 25/03 – UNICLUB – Buenos Aires, Argentina 27/03 – Carioca Club Pinheiros – São Paulo, Brasil
Desde que Lopez e Joel Ekelöf formaram o grupo em 2010, nunca se esquivaram da exploração e análise do eu ou da sociedade, tanto como músicos quanto como expressionistas. O debut “Cognitive” (2012) superou um caminho metálico pesado e progressivo, antes do espírito explorador do Pink Floyd e a força do Opeth em “Tellurian”. “Lykaia” trouxe uma nova jornada que desagua no poderoso “Lotus” (2019), que apresenta um conjunto diferente de perspectivas.
Porém, é com o lançamento do novo álbum “Imperial” (2021), que o Soen constrói definitivamente a sua identidade musical e se consagra como um dos maiores expoentes do metal progressivo. Mesmo com a responsabilidade de bater todo excelente feedback de “Lotus”, o quinteto traz uma obra inquestionável devido a qualidade impecável e praticamente imbatível. Este registro figurou na lista dos melhores lançamentos do ano passado em diversas publicações especializadas.
Os shows contarão com a abertura do Greta Van Fleet
A banda Ego Kill Talent também irá se apresentar, mas somente no Brasil A turnê irá passar por 4 cidades no Brasil
Metallica trará à América do Sul, em maio de 2022, a turnê mundial WorldWired completa. Esses shows irão acontecer no Chile, Argentina e Brasil, desde a última apresentação em 2017, e ainda incluem a primeira vez do Metallica em Curitiba e Belo Horizonte, no Brasil. As datas no Brasil são: 5 de maio Porto Alegre – Brasil FIERGS 7 de maio – Curitiba, Brasil – Estádio Couto Pereira 10 de maio – São Paulo, Brasil – Estádio do Morumbi 12 de maio – Belo Horizonte, Brasil – Estádio Mineirão
A banda Greta Van Fleet fará a abertura em todas as datas. A banda Ego Kill Talent irá se apresentar somente nas datas do Brasil
A
turnê sul-americana do Metallica em abril de 2020 continua a WorldWired Tour,
que já realizou mais de 150 shows em todo o mundo desde o início de outubro de
2016.
Wherever I May Roam Black Ticket– Ingresso que garante acesso no setor pista,
em qualquer um dos seis shows anunciados na América do Sul: Quem possuir um
Black Ticket precisa apenas escolher o(s) show(s) e fazer uma reserva online 48
horas antes da data escolhida. Um número limitado de Black Tickets* estarão
disponíveis por $598 USD, mais informações em: CID Entertainment (https://www.cidentertainment.com/events/metallica-south-american-tour/).
E mais uma vez, estará incluso em todos os ingressos o download gratuito de um
MP3 do show correspondente ao ingresso, mixado e masterizado pelo time por trás
do último álbum “Hardwired…To Self-Destruct”. O download gratuito do áudio do
show poderá ser obtido ao escanear ou inserir o código de barra do ingressos emLiveMetallica.com/scan.
Opções
de experiência aprimoradas também retornarão em parceria com a equipe da CID
Entertainment: Três opções de experiências aprimoradas especiais, incluindo
ingressos Premium e comodidades que vão desde o acesso antecipado ao local do
show e o museu itinerante “Memory Remains” até o M&G com os
membros da banda. Visite o CID Entertainment (https://www.cidentertainment.com/events/metallica-south-american-tour/) para
detalhes completos dos pacotes.
Os
ingressos, que podem ser parcelados em até 5 vezes exclusivamente para os
clientes cartão Elo e 3 vezes para os demais cartões, estão disponíveis online
(https://www.eventim.com.br/) e
nas bilheterias oficiais (https://www.eventim.com.br/pdvs). A
turnê no Brasil é apresentada pela Elo
e produzida pela Live Nation. Budweiser é a cerveja oficial da turnê.
Hospital Sancta Maggiore é o
fornecedor oficial de São Paulo. Para
mais informações, visitewww.livenation.lat.
*Wherever I May Roam Black Tickets não são transferíveis e, caso sejam revendidos, serão cancelados. Cada ingresso é válido somente para espetáculos específicos do Metallica e não pode ser usado em festivais, shows promocionais, shows beneficentes ou quaisquer outras datas não incluídas na tour de seis apresentações anunciadas em 14 de agosto de 2019. Para usar o Black Ticket será necessário realizar uma reserva online até 48 horas antes de cada show o qual desejar comparecer. Mais detalhes sobre como usar o Black Ticket serão enviados ao e-mail dos compradores.
Sobre
a Live Nation Entertainment Live Nation Entertainment
(NYSE: LYV) é a principal empresa de entretenimento no mundo, composta por
líderes do mercado global: Ticketmaster, Live Nation Concerts e Live Nation
Sponsorship. Para mais informações, visite www.livenation.lat e www.livenationentertainment.com.
METALLICA
– WORLDWIRED NO BRASIL PRODUÇÃO: LIVE NATION
APRESENTADO POR CARTÃO ELO
PORTO ALEGRE
Data: 5 de maio de 2022 (quinta-feira)
Abertura dos Portões: 17h Horário do show do Ego Kill Talent: 18h30
Horário do show do Greta Van Fleet: 19h30
Horário do show do Metallica: 21h
Local: FIERGS
Endereço: Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre, RS
Ingressos: a partir de R$195,00 (ver tabela completa) Classificação etária: 08 a 14 anos acompanhados de responsável legal. Desacompanhado a partir de 15 anos. Menores de 08 anos não terão acesso ao evento.* *Sujeito à alteração Judicial
SETORES
MEIA-ENTRADA
INTEIRA
PISTA
PREMIUM
R$
370,00
R$
740,00
PISTA
R$
195,00
R$
390,00
BILHETERIA
OFICIAL – SEM COBRANÇA DE TAXA DE CONVENIÊNCIA
Obs:
não adquira ingressos em qualquer outra plataforma.
FORMAS DE PAGAMENTO
Internet: Cartões de Crédito
Bilheteria oficial:
Dinheiro, Cartões de Credito e Debito. Cheques e Boletos não são aceitos.
MEIA-ENTRADA
Em vigência desde 01/12/2015 o
decreto nº 8.537 de 5 de outubro de 2015 garante que 40% dos ingressos de um
evento sejam destinados à meia entrada.
Confira
no link www.eventim.com.br/meiaentrada as
leis de meia-entrada do seu Estado, identificando quem tem direito ao benefício
e os documentos comprobatórios solicitados na venda e no acesso ao evento.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
O
limite de compra é de até 06 ingressos por CPF.
CURITIBA
Data: 7 de maio de 2022 (sábado)
Abertura dos Portões: 17h
Horário do show do Ego Kill Talent: 18h30
Horário do show do Greta Van Fleet: 19h30
Horário do show do Metallica: 21h
Local: Estádio Couto Pereira
Endereço: R. Ubaldino do Amaral,
37 – Alto da Glória, Curitiba – PR
Ingressos: a partir de R$145,00 (ver tabela completa) Classificação etária: 08 a 14 anos acompanhados de responsável legal. Desacompanhado a partir de 15 anos. Menores de 08 anos não terão acesso ao evento.* *Sujeito à alteração Judicial
PREÇOS
SETORES
MEIA-ENTRADA
INTEIRA
PISTA
PREMIUM
R$
375,00
R$
750,00
PISTA
R$
200,00
R$
400,00
CADEIRA
SOCIAL SUPERIOR
R$
230,00
R$
460,00
CADEIRA
SOCIAL INFERIOR
R$
210,00
R$
420,00
CADEIRA
PRO TORK
R$
265,00
R$
530,00
ARQUIBANCADA
R$
145,00
R$
290,00
BILHETERIA
OFICIAL – SEM COBRANÇA DE TAXA DE CONVENIÊNCIA
Obs:
não adquira ingressos em qualquer outra plataforma.
FORMAS DE PAGAMENTO
Internet: Cartões de Crédito
Bilheteria oficial:
Dinheiro, Cartões de Credito e Debito. Cheques e Boletos não são aceitos.
MEIA-ENTRADA
Em vigência desde 01/12/2015 o
decreto nº 8.537 de 5 de outubro de 2015 garante que 40% dos ingressos de um
evento sejam destinados à meia entrada.
Confira
no link www.eventim.com.br/meiaentrada as leis
de meia-entrada do seu Estado, identificando quem tem direito ao benefício e os
documentos comprobatórios solicitados na venda e no acesso ao evento.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS O limite de compra é de até 06 ingressos por CPF.
SÃO PAULO
Data: 10 de maio de 2022 (segunda-feira)
Abertura dos Portões: 17h
Horário do show do Ego Kill Talent: 18h30
Horário do show do Greta Van Fleet: 19h30
Horário do show do Metallica: 21h
Local: Estádio do Morumbi
Endereço: Praça Roberto Gomes
Pedrosa, 1 – Morumbi, São Paulo – SP
Ingressos: a partir de R$145,00 (ver tabela completa) Classificação etária: 08 a 14 anos
acompanhados de responsável legal. Desacompanhado a partir de 15 anos. Menores
de 08 anos não terão acesso ao evento.* *Sujeito à alteração Judicial
PREÇOS
SETORES
MEIA-ENTRADA
INTEIRA
PISTA
PREMIUM
R$
390,00
R$
780,00
PISTA
R$
210,00
R$
420,00
ARQUIBANCADA
1
R$
160,00
R$
320,00
ARQUIBANCADA
2
R$
145,00
R$
290,00
ARQUIBANCADA
3
R$
160,00
R$
320,00
ARQUIBANCADA
4
R$
160,00
R$
320,00
CADEIRA
SUPERIOR 1
R$
240,00
R$
480,00
CADEIRA
SUPERIOR 2
R$
240,00
R$
480,00
CADEIRA
SUPERIOR 3
R$
240,00
R$
480,00
INFERIOR
A
R$
230,00
R$
460,00
INFERIOR
B
R$
230,00
R$
460,00
BILHETERIA
OFICIAL – SEM COBRANÇA DE TAXA DE CONVENIÊNCIA
Obs:
não adquira ingressos em qualquer outra plataforma.
FORMAS DE PAGAMENTO
Internet: Cartões de Crédito
Bilheteria oficial:
Dinheiro, Cartões de Credito e Debito. Cheques e Boletos não são aceitos.
MEIA-ENTRADA
Em vigência desde 01/12/2015 o
decreto nº 8.537 de 5 de outubro de 2015 garante que 40% dos ingressos de um
evento sejam destinados à meia entrada.
Confira
no link www.eventim.com.br/meiaentrada as
leis de meia-entrada do seu Estado, identificando quem tem direito ao benefício
e os documentos comprobatórios solicitados na venda e no acesso ao evento.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
O
limite de compra é de até 06 ingressos por CPF.
BELO HORIZONTE
Data: 12 de maio de 2022 (quinta-feira)
Abertura dos Portões: 16h
Horário do show do Ego Kill Talent: 18h30
Horário do show do Greta Van Fleet: 19h30
Horário do show do Metallica: 21h
Local: Estádio Mineirão
Endereço: Av. Antônio Abrahão
Caram, 1001 – São José, Belo Horizonte – MG
Ingressos: a partir de R$140,00 (ver tabela completa) Classificação etária: 08 a 14 anos
acompanhados de responsável legal. Desacompanhado a partir de 15 anos. Menores
de 08 anos não terão acesso ao evento.* *Sujeito à alteração Judicial
PREÇOS
SETORES
MEIA-ENTRADA
INTEIRA
PISTA
PREMIUM
R$
370,00
R$
740,00
PISTA
R$
195,00
R$
390,00
CADEIRA
INFERIOR (ROXA)
R$
210,00
R$
420,00
CADEIRA
INFERIOR
R$
210,00
R$
420,00
CADEIRA
SUPERIOR
R$
140,00
R$
280,00
BILHETERIA
OFICIAL – SEM COBRANÇA DE TAXA DE CONVENIÊNCIA
Obs:
não adquira ingressos em qualquer outra plataforma.
FORMAS DE PAGAMENTO
Internet: Cartões de Crédito
Bilheteria oficial:
Dinheiro, Cartões de Credito e Debito. Cheques e Boletos não são aceitos.
MEIA-ENTRADA
Em vigência desde 01/12/2015 o
decreto nº 8.537 de 5 de outubro de 2015 garante que 40% dos ingressos de um
evento sejam destinados à meia entrada.
Confira
no link www.eventim.com.br/meiaentrada as
leis de meia-entrada do seu Estado, identificando quem tem direito ao benefício
e os documentos comprobatórios solicitados na venda e no acesso ao evento.
Show ocorrerá no dia 02 de setembro no palco do Rock District
Crédito: Eduardo Firmo
Foi confirmada a presença do Oitão no line up do Rock in Rio 2022. A banda tocará no dia 2 de setembro, o dia do metal, com Iron Maiden, Megadeth, Dream Theater e Sepultura.
“O Rock In Rio coroará a nova fase do Oitão que neste ano está passando por transformações muito importantes. Somos fãs do Rock In Rio, e é muito emocionante ocupar espaços que bandas que somos fãs já tocaram. Estamos preparando um show com muitas novidades”, finaliza Henrique Fogaça, o vocalista.
Além de jurado do Masterchef Brasil, Henrique Fogaça é fundador, compositor e frontman do Oitão, apresentando suas influências no rock e suas vertentes como metal, punk e hardcore.
A formação da banda conta com Henrique Fogaça (vocal), Ciero e Ricardo Quatrucci (guitarras), Tchelo (baixo) e Rodrigo Oliveira (bateria), anunciado recentemente como novo baterista do Oitão.
Atualmente o Oitão segue em gravação de seu novo álbum, chamado “Sem fronteiras”, que será apresentado no Rock in Rio. O lançamento está programado ainda para 2022 e chegará no streaming via Canil Records.
A banda de Death Metal brasileira/holandesa Crypta lançou um dos álbuns de estreia mais aguardados de 2021, com “Echoes Of The Soul”, atingindo as paradas alemãs em 55º lugar, entre os álbuns de Metal nos E.U.A. ficou em 15º, e 13º nas paradas canadenses do gênero, entre outros – recebendo elogios maciços da mídia e dos fãs mundo afora. Agora a banda anuncia entusiasmada uma reedição oficial do álbum com um bônus muito especial de 7 polegadas, que será lançado no dia 1º de abril, via Napalm Records.
E agora elas apresentam uma nova música, “I Resign”, uma faixa bônus tirada das sessões do álbum de estreia, bem como uma versão ao vivo contundente de “Shadow Within”, faixa de “Echoes Of The Soul”. Esta é a ocasião perfeita para presentear os fãs com algo especial, depois que a Crypta foi forçada a adiar sua turnê europeia no início deste ano, devido à pandemia ainda em andamento.
Junto com um novo vídeo oficial, a faixa inédita “I Resign” surge como ‘bola de demolição destruidora’, mostrando outra faceta demoníaca, mais uma mostra da força e fúria das quatro integrantes.
Tainá Bergamaschi falou sobre “I Resign”: “’I Resign’ é uma música que apresenta elementos da maioria de nossas principais influências, juntamente com características tanto do nosso álbum lançado anteriormente, “Echoes of the Soul”, quanto do novo material que estamos escrevendo. Tentamos misturar melodias épicas seguidas de riffs agressivos ao longo da faixa, que, combinados com as letras, contam uma história de desespero.”
Fernanda Lira acrescenta: “Pensamos que revelar uma faixa inédita agora seria uma ótima maneira de presentear nossos fãs com algo legal, enquanto eles esperam o início de nossas turnês! Além disso, a letra, que está mais atual do que nunca, é um bom motivo para pensar enquanto ouvimos essa música muito especial para nós.”
“Echoes of the Soul” & “I Resign” estará disponível nos seguintes NOVOS formatos: -Back From The Crypt Edition (incl. Echoes of the Soul/“I Resign” 1 LP Gatefold SILVER + LP bônus de 7 polegadas SILVER) -“I Resign” – LP de bônus de 7 polegadas Preto -“I Resign” – Single Digital
Além disso, depois que vários formatos de “Echoes Of The Soul” foram esgotados há muito tempo, o estrondoso registro original está agora disponível novamente em 1 LP Gatefold BLACK. Não perca essa chance de pegar seu exemplar!
Formada em junho de 2019, a formação é composta pela vocalista e baixista Fernanda Lira e Luana Dametto na bateria (ambas ex-integrantes da banda thrash metal NERVOSA), além das talentosíssimas guitarristas Sonia Anubis (Cobra Spell, Ex-BURNING WITCHES) e Tainá Bergamaschi (Ex-Hagbard). A banda apresenta um nível elevado de potência e experiência de seus projetos passados e atuais, aprimorando influências de gêneros de death metal clássico e moderno, além de elementos significativos de metal extremo e black metal, para criar um som próprio. Ele foi gravado em janeiro de 2021 no Family Mob Studio (Brasil), mixado por Arthur Rizk (Code Orange, Powertrip etc.). A arte da capa foi criada por Wes Benscoter, que é internacionalmente famoso por suas capas impressionantes para bandas como Slayer, Kreator, Black Sabbath e muitas outras.
Confira o tracklist de “Echoes Of The Soul”: 1. Awakening 2. Starvation 3. Possessed 4. Death Arcana 5. Shadow Within 6. Under the Black Wings 7. Kali 8. Blood Stained Heritage 9. Dark Night of the Soul 10. From the Ashes
A Crypta é: Fernanda Lira – Vocal, Baixo Sonia Anúbis – Guitarra Tainá Bergamaschi – Guitarra Luana Dametto – Bateria
A alegria como foco, o tempo como cura e a estrada como destino marcam o novo álbum do cantor e compositor Bryan Adams. Com forte pegada roqueira, “So Happy It Hurts” é o décimo quinto trabalho de estúdio do ícone canadense. Este é um lançamento BMG que chega junto de um clipe para a faixa “Always Have, Always Will”.
“Quando percebi que talvez nunca mais sairíamos em turnê devido à pandemia, comecei a reunir todos os esboços e ideias de músicas que fui escrevendo em pedaços de papéis, recibos e porta-copos, juntei-os no meu laptop e fiz um álbum”, conta Bryan.
Em suas décadas de serviço à música, Bryan Adams conseguiu liderar as paradas de sucesso em mais de quarenta países. Ele acumula em sua carreira 3 indicações ao Oscar, 5 ao Globo de Ouro, um Grammy, um AMA e uma estrela na calçada da fama de Hollywood. Além da música, ele se consolidou como um fotógrafo de renome internacional, como na edição deste ano do conceituado calendário Pirelli.
“A pandemia e o lockdown nos fizeram pensar que de um momento para outro o que temos como rotineiro e confortável pode mudar. De uma hora pra outra, ninguém conseguia pular no carro e ir embora por aí”, diz Adams. “O álbum aborda muitas das coisas efêmeras da vida que são realmente o segredo da felicidade, o mais importante, a conexão humana”, resume.
O álbum “So Happy it Hurts” está disponível em todas as plataformas de música.
Faixa integra o repertório do álbum “Otherside”, marcado para ser lançado em maio
Crédito: Xtudo Obze
A banda paulista Endigna, formada por Thaís Amaral (vocal), Gustavo Puff (guitarra), Bruno Mota (baixo) e Tiago Sorrentino (bateria), antecipa o álbum “Otherside” com o lançamento do single e videoclipe da faixa “Hands on My Face”. “O primeiro single da Endigna com a nova formação! A música foi composta em meio à pandemia e se trata de um breve desabafo sobre a pressão e a incerteza no período de isolamento e lockdown que o mundo inteiro presenciou. Ela também aborda momentos de reflexão sobre as pessoas que infelizmente acabaram tirando suas próprias vidas por diversos motivos no período mais severo da pandemia. Em alguns países, o número de mortos pela Covid-19 ultrapassava a marca diária de 3 mil vítimas”, explanou Thaís Amaral.
Musicalmente, a Endigna apostou em uma linguagem musical inovadora e atual, utilizando elementos eletrônicos fazendo contraponto com as afinações graves e os vocais doces e guturais de Thais Amaral. “Musicalmente, ela traz como inspiração bandas como Spiritbox, Ice Nine Kills e passando por nomes consagrados como Nine Inch Nails”, detalhou Tiago Sorrentino.
Com mixagem e masterização de Bruno Bassani, o álbum “Otherside”, sucessor de “Soldado Não Para” (2014), trará 10 faixas e marcará uma nova fase para a banda, criada em 2007 em Taboão da Serra (SP). “A Endigna tem como principal proposta mostrar o lado mais agressivo do metal, flertando com inúmeras vertentes do gênero com letras em português e inglês, que têm um sentido dualista em suas composições, em que apresento um vocal oscilando técnicas vocais limpas e guturais”, destacou Thaís Amaral. “Nosso primeiro álbum terá uma sonoridade marcada pela união do metal moderno com nossas raízes old school”, completou o guitarrista Gustavo Puff.
Com o álbum de estreia, a Endigna teve sua música tocando em rádios como Kiss FM e 89 FM, sendo indicada como revelação no Programa Domingão do Faustão, então na Rede Globo. Após alguns videoclipes, veio o single “De mãos Dadas” em 2018, mesmo ano em que a banda recebeu convite para abrir o primeiro show dos ucranianos do Jinjer. Dois anos depois, em novembro de 2020, veio o EP de seis faixas ”ERA 13″, lançado em formato de live por conta da pandemia no ‘Festival Girls Rock’. Na ocasião, a Endigna concorreu com centenas de bandas e chegou à final como uma das vencedoras. O festival foi idealizado pela Rádio Kiss FM juntamente com a produtora Top Link Music, do empresário Paulo Baron.
Ao longo de sua trajetória, a banda participou de shows com grandes nomes do cenário nacional, como Nervosa, Torture Squad, Claustrofobia, Ratos de Porão e Project46. “Estar no palco é a realização de tudo que fazemos. Esperamos poder fazer muitos shows para promover o novo trabalho”, concluiu Thaís Amaral.
A banda Claustrofobia lançou na última sexta-feira (11) seu sétimo álbum de estúdio: “Unleeched”. Neste projeto, o grupo brasileiro de heavy metal traz novamente sua clássica sonoridade agressiva, e também expandem seu som ao longo das 9 faixas inéditas.
“Unleeched é brutal e foi feito para ser apreciado do começo ao fim, como nos velhos tempos – e isso nos dá aquela sensação de primeiro disco, num clima de cura, progresso e libertação”, comenta Marcus D’angelo, vocalista e guitarrista da banda. Antecipando o lançamento deste projeto, a banda já havia compartilhado dois singles: “Neuro Massacre”, que é uma das faixas mais intensas da banda até hoje, e “Corrupted Self”, que contou com a participação especial de Marc Rizzo (ex-Soulfly) no solo.
Entre as faixas restantes do álbum, os fãs podem esperar algumas surpresas. A música “2020 (March to Glory)”, por exemplo, explora um lado do heavy metal que é novo para a banda: “Sem dúvidas foi a música mais diferente que já compusemos. Tenho muitos riffs e melodias diferentes que toco aleatoriamente no violão e que nunca pensamos que encaixaria no Claustro”, conta Marcus. Mas seu irmão e baterista da banda, Caio D’angelo enxergou potencial em um desses riffs: “Tive a inspiração e a certeza que teríamos que fazer algo com aquilo. Passei alguns dias criando batidas e montando uma sequência para que a música encontrasse o caminho certo”. Essa intuição trouxe resultado, e a ideia inicial se tornou a faixa que fecha o álbum.
O álbum foi produzido por Adair Daufembach em conjunto com a banda, e gravado no Northwood Sound Studio em Los Angeles, no auge da pandemia em agosto de 2020: “Esse disco vem com uma energia de muitos sentimentos e sensações de tudo o que o planeta estava passando naquele momento, misturado com 28 anos de história e bagagem pesada que a banda carrega”, conta Caio. Marcus complementa: “E a produção do Adair Daufembach foi essencial na caracterização e grandeza do som do álbum. Um mestre”
Esse é também o primeiro álbum da banda com a participação do baixista Rafael Yamada: “Fiquei muito feliz com o convite para fazer parte do Claustrofobia. Foi também a primeira vez que eu tive a oportunidade de compor com os caras, e a experiência engrandeceu muito a minha bagagem musical”, Rafael comenta. “Eu pude enxergar melhor a conexão entre o baixo e a bateria, e isso resultou em linhas muito mais conectadas com o groove da música. Posso dizer que esse disco abriu minha cabeça para um tipo de composição mais sólido e consistente.”
“Unleeched” é um lançamento do selo Wikimetal Music, em conjunto com o selo americano Metal Assault Records. A banda já adianta que o álbum estará disponível em formato físico no Brasil – e vai acompanhar uma surpresa especial para o público brasileiro, que deve ser anunciada nas próximas semanas.
Claustrofobia – Unleeched
1. Stronger than Faith
2. The Encrypted
3. Neuro Massacre
4. Psychosapiens
5. Corrupted Self
6. Unleeched
7. Snake Head
8. Crawling Back To Yourself
9. 2020 (March to Glory)
SOBRE CLAUSTROFOBIA
Desde que os irmãos Marcus e Caio D’Angelo formaram o grupo em 1994, o Claustrofobia concretizou definitivamente seu status de um dos embaixadores do heavy metal brasileiro: transitando por diversas culturas, a banda já desbravou o Brasil, Estados Unidos e Europa em turnês pela Alemanha, Holanda, Bélgica, França, Itália, Polônia, Eslovênia, Espanha, Rússia, entre outros. Sempre fiel às suas raízes e sobrevivendo a todas as tendências musicais e tecnológicas, a banda trilha seu próprio caminho criando um estilo único e atemporal.
Juntos já lançaram sete álbuns de estúdio e um DVD. As turnês ao redor do mundo já levaram a banda a dividir o palco com grandes nomes, como Iron Maiden, Anthrax, Soulfly, Sepultura e muitos outros. Em 2019, a banda também abriu o último show do Slayer em São Paulo. Com repertório variado, a banda promove um show de energia e entrosamento único, proporcionando ao público diferentes vertentes do Heavy Metal num híbrido alucinante.
Na última terça-feira, 08/03, o canal do YouTube HEAVY CULTURE conversou com Nicholas Barker, baterista do Brujeria e com passagens marcantes pelo Dimmu Borgir e Cradle of Filth. O músico britânico, considerado um dos melhores na sua área, também assumiu as baquetas do Lock Up desde sua fundação, em 1998 até seguir outros caminhos em 2017, tendo gravado quatro álbuns com o super projeto de Metal extremo. Dentre suas influências estão nomes como Neil Peart, Gene Hoglan, Clive Burr, Nicko McBrain, Dave Lombardo, e Pete Sandoval. E para falar sobre suas origens, influências, pelas bandas que passou e planos futuros, o staff do canal recebeu Barker para um bate-papo franco e descontraído, destacando o tempo pelo qual passou pelo Testament, em 2007, relembrando inclusive um show em São Paulo: “Tocar com o Testament foi fantástico, foi ótimo. Houve muita especulação recentemente que eu seria o novo baterista, mas não, não é verdade, apenas para a tour, e isso foi quando Gene (Hoglan) desistiu. Algumas semanas atrás todo mundo na indústria da música achava que era eu que iria substitui-lo, mas não, não era eu. Mas foi muito divertido tocar e fazer turnês com o Testament, me diverti muito, especialmente no Brasil. Eu comemorei meu aniversário em São Paulo! Tocar Thrash Metal no Brasil é uma coisa meio louca, o público fica agitado. Todas as vezes que toquei no Brasil o público foi incrível. É muito diferente dos outros países”.
Ainda sobre o Testament, o músico comentou um pouco mais sobre os rumores de sua possível volta às baquetas da lenda do Thrash: “Eu realmente fui um membro do Testament por um curto período de tempo até ter alguns problemas de imigração nos EUA. Então fui deportado e enviado de volta para o Reino Unido. Esse foi meio que o fim da minha experiência com o Testament. Ainda somos grandes amigos e quando Gene desistiu algumas semanas atrás, sim, eu fui considerado para o trabalho”. E questionado sobre seu maior desafio, o baterista conta: “eu diria que meu maior desafio é o estúdio, sempre porque sofro de uma ansiedade muito forte, assim que eles dizem “gravar” minha mente enlouquece. Tenho muita insônia durante o período em estúdio e tudo que eu ouço é o “click track” sempre que tento dormir à noite, isso é horrível, o estúdio realmente fode com minha cabeça e com minha ansiedade. Na situação ao vivo é muito diferente porque há a emoção, a multidão os fãs, é menos clínico, há uma sinergia com o público”.
Recentemente o baterista participou do álbum solo de Biff Byford, vocalista do Saxon, intitulado “School of Hard Knocks”. Sobre sua experiência com esta lenda viva do Metal mundial, Barker deu mais detalhes, relembrando também sua amizade com o produtor Andy Sneap, que já trabalhou em discos do Saxon: “eu conheço o Biff há algum tempo, porque sou muito amigo do Andy Sneap, o produtor musical. Ele toca no Judas Priest agora, e ele cresceu muito perto de onde eu moro, nós éramos amigos desde a adolescência e quando ele estava na banda de Thrash nos anos 80 Sabbat… Eles provavelmente são a melhor banda de Thrash do Reino Unido de todos os tempos. Eles eram caras locais quando nós éramos crianças, nós os seguíamos pelos shows locais, nós carregávamos todos os seus equipamentos e então, eventualmente, começamos uma amizade e isso foi nos anos 80… Na verdade eu gravei as demos de pré-produção do Saxon para o álbum “Battering Ram” com o Andy no Backstage Studios, porque o Nigel, o baterista do Saxon, teve um aneurisma cerebral, então ele estava no hospital e não podia tocar bateria então ele me perguntou se eu faria a bateria para a pré-produção do Andy. A antiga banda do Andy, Hell, fez uma turnê no Reino Unido com o Saxon alguns anos atrás e eu era o gerente de turnê do Andy e ele estava no Hell na turnê do Saxon, então eu conhecia os caras do Saxon e Biff me perguntou se eu realmente gostaria de tocar bateria em algumas músicas… Para mim, ser convidado para tocar bateria no álbum de Biff foi muito especial porque o Saxon são heróis locais nesta parte do Reino Unido, foi meu primeiro show e foi bastante simbólico para mim. Você nunca pensa em fazer esse tipo de coisa ou fazer parte disso porque você é como um fã assistindo isso. Se alguém tivesse me dito quando eu tinha 11 anos “um dia você vai tocar sua bateria no álbum do Biff Byford” ninguém acreditaria em mim!”.
Para conferir o bate-papo completo com Nick Barker, acesse:
O HEAVY CULTURE tem dedicado o mês de março aos bateristas, e após ter conversado com Abaddon, ex-Venom, e Nicholas Barker, do Brujeria, agora receberá Lee Harrison (Monstrosity e Terrorizer), no dia 15/03, epara finalizar o mês especial, no dia 29/03 será a vez de Perry Strickland, do Vio-Lence, contar um pouco de sua trajetória. O canal também conversou com o brasileiro Anderson Tiago, do canal do YouTube NWOTHM Full Albums, que ao longo dos anos tem trabalhado com afinco na propagação da New Wave of Traditional Heavy Metal pelo mundo. O bate-papo foi realizado pela correspondente na Alemanha, Deny Hexenschuss, onde foi abordado o interesse de Anderson (hoje radicado na Holanda)por este subgênero do Heavy Metal e como funciona seu trabalho com o canal.
Quinteto paulistano de thrash metal lançará EP “Chronic Delusions” em abril
Crédito: Roberto Sant’Anna
O quinteto paulistano de thrash metal Hammerate, formado por Guilherme Casali (vocal), Paulo Morgani e Leonardo Nonis (guitarra), Fábio Ribak (baixo) e Fred Nonis (bateria), estreia com o single e videoclipe “Ruined Nation”, faixa que integrará o EP “Chronic Delusions”. “A música ‘Ruined Nation’ fala basicamente sobre quem está no poder e faz de tudo para se manter nesta situação (ou chegar lá), sem se importar com ninguém além de si mesmo, não ligando para a vida, saúde, direitos e pobreza das outras pessoas”, explica Fabio Ribak. “Musicalmente, fazemos um thrash metal com referências de bandas dos anos 80 e começo de 90, como Metallica e Megadeth”, acrescenta o baixista, que foi um dos fundadores ao lado dos irmãos Nonis.
Confira o videoclipe de “Ruined Nation”, gravado e editado por Maycon Phantoms (Starship Videos), em https://youtu.be/pwA9RAEOVeA
O EP “Chronic Delusions” foi gravado, mixado e masterizado por Diego Rocha, no Bay Area Estudios. “Os temas abordados nas letras de ‘The Hidden System’ e ‘Ruined Nation’ criticam a política, não importa qual lado seja, contanto que seja corrupto e ajude muito mais a si mesmo do que as pessoas que realmente precisam. Também falamos de mitologia nórdica em ‘Conquer New Lands’, detalha o guitarrista Leo Nonis. “A gravação começou em agosto de 2021, e foi até o final do ano. Assim que acabamos, já iniciamos o processo de pré-produção do álbum, que vai suceder o EP e terá pelo menos 10 faixas”, completa o baterista Fred Nonis.
O lançamento de “Chronic Delusions” está marcado para o mês de abril em todas as plataformas de streaming. “A banda é bem nova e está na ativa faz um ano com esta formação, mas estamos bem entrosados e bem pilhados para fazer shows e pular de cabeça no metal. A meta é seguir trabalhando”, conclui o guitarrista Paulo Morgani.
Comentários